Plano de Biossegurança nas Empresas

A escalada dos índices de contaminação do Covid-19 exige que a sociedade se mobilize urgentemente com medidas de enfrentamento à doença. Assim, o Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais e Municipais, exigem que as algumas atividades comerciais implementem o Plano de Biossegurança nas empresas.

O retorno das atividades comerciais exigem um Plano de Contenção de Riscos (Biossegurança) para os seguintes segmentos:

– Alimentação

– Atividade esportiva

– Agricultura e Pecuária

– Educação

– Estética e Beleza

 

– Prestação de Serviços

– Artes, cultura, esporte e Recreação

– Atividades ligadas ao patrimônio Cultural e ambiental

– Entre outros…

Em Campo Grande a normatização do Plano de Biossegurança, respeita o Decreto N. 14.231, de 3 de Abril de 2020.

Todo ambiente de trabalho oferece riscos aos trabalhadores, mas o mais falado atualmente e mais nocivo é o risco biológico.

O Protocolo de Biossegurança é fundamental em vários ambientes de trabalho, especialmente nos ambientes hospitalares, laboratoriais e farmacêuticos. No entanto este protocolo passa a ter maior importância nos estabelecimentos comerciais mais comuns como shoppings, padarias, salões de beleza, etc.

Em Campo Grande-MS, a Prefeitura junto da Semadur estabeleceram regras de biossegurança que deverão ser adotadas nas mais diversas atividades econômicas e sociais no enfrentamento da Covid-19.
O Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho elencou as 10 atividades econômicas mais críticas no quesito notificações de acidentes de trabalho, em especial os acidentes com risco biológico:

1 – Atividades de atendimento hospitalar
2 – Atividades de correio
3 – Administração Pública em geral
4 – Atividades de atenção ambulatorial (médicos e dentistas)
5 – Abate de gado

6 – Comércio varejista de produtos alimentícios
7 – Fundição de ferro e aço
8 – Criação de bovinos
9 – Transporte coletivo
10 – Restaurantes e serviços de alimentação

BIOSSEGURANÇA

A biossegurança é um conjunto de medidas e normas que ajudam a prevenir riscos biológicos aos trabalhadores, e que evitam acidentes de trabalho envolvendo agentes biológicos.
Os riscos biológicos podem ser microorganismos como bactérias, fungos, protozoários, vírus e parasitas.
As medidas de biossegurança visam o emprego adequado de equipamentos de proteção individual (EPI) e também seu descarte, evitando a contaminação de pessoas e do ambiente.

LEGISLAÇÃO

Protocolos de biossegurança fazem parte da Segurança e Saúde do Trabalho, pois eliminam ou amenizam o risco de saúde ocupacional.
Para colocar um protocolo em prática na sua empresa, você precisa contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, como a Segura Soluções de Engenharia.
Na Segura, você conta com profissionais capacitados para te orientar na adoção e cumprimento de normas de biossegurança que atendam a legislação vigente. Eles te ajudarão em todo o processo, desde o levantamento de necessidades à implementação do programa, respeitando a lei, boas práticas de limpeza e higiene, e até mesmo readequação do ambiente de trabalho.

A Segura Soluções em Engenharia auxilia as empresas dos setores apontados no Decreto, na elaboração do Plano de Contenção de Riscos (biossegurança), Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Desse modo as empresas passam a estar em conformidade, demonstrando como se dará a adoção de medidas para evitar a disseminação do vírus no desempenho de sua atividade em todos os locais de trabalho.

 

É importante saber que o descumprimento dessas medidas acarreta a responsabilização civil, administrativa e penal das empresas infratoras, e estas, poderão responder por crimes contra a saúde pública (Art. 268 e 330 do Código Penal).

 

A adoção do Plano de Biossegurança é um trabalho sério e que requer atenção especial de profissionais da área.
Conte com a experiência comprovada da Segura e proteja sua empresa: assim você fica um passo à frente e evita problemas que tomam seu tempo e dinheiro.

 

Agende uma visita, nós vamos até você para avaliar suas necessidades.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Clique nos botões para chamar ou enviar e-mail.

Segura Soluções em Engenharia.

Do projeto à execução com toda a segurança. 

Segura Engenharia

Elaboração de Projetos Elétricos, PSCIP, Prontuário das Instalações, Treinamentos, NR-10, PPRA, PCMSO, LTCAT, Análise Ergonômica, NR-20, SPDA, Perícia

Endereço

R. Nelsom Figueiredo Júnior, 214, Casa 2 - Vl. Antônio Vendas
CEP 79003-210
Campo Grande MS.

Expediente

Seg-Sex
das 8H às 11H
e das 13H às 18H