Projetos Elétricos

Relatório Técnico de Instalações Elétricas

relatório técnico de instalações elétricas trata-se de uma apresentação minuciosa do que foi observado em uma instalação elétrica. Ele deve conter informações sobre os mais variados tipos de análises de perícias ou auditoria que foram realizadas em determinada instalação, estrutura, área, etc., devendo constar resultados de medições, comportamento de máquinas ou equipamentos, condições da instalação, recomendações de manutenção ou adequações técnicas.

O objetivo deste relatório é garantir que as instalações possam funcionar corretamente de modo que não ofereçam riscos à empresa ou as pessoas que nela trabalham. O relatório técnico de instalações elétricas prova ao trabalhador ou a um auditor ou perito que a mesma atende as normas legislativas e que todos os procedimentos executados ou definidos são seguros.

O mesmo deve ser mantido e atualizado pelo empregador e deve permanecer a disposição dos trabalhadores envolvidos, além disso, deve ser elaborado por profissionais legalmente habilitados.

Rede de Distribuição

– Elaboração de Projetos para Loteamentos, Subestação, Deslocamento de Rede, Automação em geral e Montagem de Painéis

– Estudo Tarifário (adequação da conta de energia).

– Projetos de Iluminação.

Laudo de SPDA e Aterramento Elétrico

Um Sistema Contra Descargas Atmosféricas – SPDA é composto essencialmente por três componentes, o elemento captor, os condutores de baixada e o sistema de terra. Atualmente existem três modelos de para-raios: o Captor do tipo de Franklin, o Captor de Avanço à Ignição (ionizantes) e a Gaiola de Faraday.

  • Laudo de SPDA e aterramento;
  • Relátorio;
  • Observações efetuadas pelo técnico de campo;
  • Inspeção visual registrada com fotos;
  • Apontamento de anomalias encontradas;
  • Sugestão de solução técnica mais adequada;
  • Parecer técnico do engenheiro responsável com ART assinada.

Laudo Elétrico

A principal causa de incêndios nas empresas deve-se a instalações elétricas precárias ou sobrecarregadas.
É um laudo detalhado realizado por Engenheiros Elétricos, avaliando todas as Instalações e Serviços em Eletricidade da empresa.

Laudo Elétrico verifica as questões de segurança aplicáveis em todas as instalações elétricas e propõe soluções para a adequação das irregularidades, possibilitando a diminuição das ocorrências relativas às instalações elétricas irregulares, tais como curto circuitos e choques elétricos, garantindo a integridade dos equipamentos e aumentando sua vida útil.

Um Laudo Técnico Especializado garantirá maior segurança, tranquilidade e conformidade com as leis.

Projeto Elétrico em Baixa Tensão – Residencial, Comercial e Industrial

A norma NBR-5410, que diz respeito a realização de um projeto elétrico em baixa tensão, faz parte do conjunto de regulamentações impostas pela NR10, e, devido a isso, deve ser obedecida estritamente para que o seu projeto elétrico em baixa tensão seja executado da maneira mais competente possível, além de evitar possíveis multas e, até mesmo, perda de licença caso haja algo fora dos parâmetros exigidos.
Com medidas de caráter técnico e altamente específico, a NBR-5410 exige dos profissionais que exercerem este projeto elétrico em baixa tensão que métodos que garantem a total segurança e proteção contra choques elétricos, dimensionamento correto para condutores e disjuntores, um aterramento bem executado, dentre muitos outros aspectos.

Projeto Ramal de Entrada – Baixa Tensão

O Projeto Entrada de Energia, é necessário para que a concessionária da região faça um analise antes de ligar o padrão de entrada. Em MS, os Projetos de Entrada de Energia devem seguir as Normas Técnicas da ENERGISA. Além das normas da ABNT, Normas Internacionais e Resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O Projeto Entrada de Energia é segmentado de acordo com sua potência, quantidade de caixas de medições e tipo da modalidade tarifária.

Projeto Ramal de Entrada – Média Tensão

O Projeto Entrada de Energia em Média Tensão aplica-se ao fornecimento trifásico de energia para edificações individuais ou compartilhadas, urbanas ou rurais, residenciais, comerciais ou industriais, com carga instalada individual superior a 75 kW, a partir de redes de distribuição aéreas ou subterrâneas com tensões nominais de 13,8kV, 23,1kV e 34,5kV. Através de subestações individuais ou compartilhadas. Esse Projeto Entrada de Energia é popularmente conhecido como projeto de subestação. O responsável técnico deverá aprovar o projeto junto a Energisa. O processo é todo ele feito no Sistema WEB.

Prontuário de Instalações Elétricas – PIE

O prontuário de instalações elétricas é um sistema que organiza informações a respeito das instalações elétricas sintetizando os procedimentos e documentos que a empresa tem ou planeja para proteger o trabalhador, ou seja, tem como objetivo garantir a segurança tanto da empresa quanto dos funcionários de acordo com a NR-10 (MTE).

O tamanho do PIE depende do porte da complexidade das instalações da empresa, entretanto, há um conteúdo mínimo que deve ser feito, o que mais importante é que o prontuário de instalações elétricas garanta basicamente que:

  • As instalações elétricas estejam adequadas;
  • A empresa tenha apenas equipamentos em conformidade com as instalações;
  • Os procedimentos sejam feitos pelos trabalhadores;
  • As atividades tenham uma análise de risco previamente;
  • As emergências sejam atendidas de forma padronizada;
  • As especificações de EPI e EPC estejam sempre disponíveis aos funcionários;

O conteúdo do PIE é bastante abrangente e depende da capacidade da equipe técnica, contratada pela empresa, de diagnosticar, estudar e implementar as soluções adequadas. Por isso, é indispensável que o mesmo seja feito por profissionais habilitados e experientes, afinal, quanto mais completo for, mais danos são evitados.

 

Agende uma visita, nós vamos até você para avaliar suas necessidades.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Clique nos botões para chamar ou enviar e-mail.

Segura Soluções em Engenharia.

Do projeto à execução com toda a segurança. 

Segura Engenharia

Elaboração de Projetos Elétricos, PSCIP, Prontuário das Instalações, Treinamentos, NR-10, PPRA, PCMSO, LTCAT, Análise Ergonômica, NR-20, SPDA, Perícia

Endereço

R. Nelsom Figueiredo Júnior, 214, Casa 2 - Vl. Antônio Vendas
CEP 79003-210
Campo Grande MS.

Expediente

Seg-Sex
das 8H às 11H
e das 13H às 18H